O amor leva você a um casamento saudável. Ele pode mantê-lo no jogo e ajudar a mantê-lo no caminho.

O amor não é suficiente, no entanto, para jogar bem o jogo. O amor não é suficiente para levá-lo aonde você quer ir. O amor não é suficiente para um casamento saudável.

Casamentos são um teste de nossas habilidades emocionais e de vida. Como a maioria de nós nunca aprendeu muitas dessas habilidades, não é surpresa que tantos casamentos, mesmo aqueles baseados no amor, sejam uma luta contínua e muitas vezes desmoronem.

A seguir, é apresentada uma lista de várias habilidades emocionais e de vida inter-relacionadas necessárias para um casamento que funcione bem. Ao ler a lista, pergunte-se: Em quais dessas situações eu sou bom? Qual destes eu preciso melhorar? Quais destes são difíceis ou quase impossíveis para mim? Acho que faltam algumas habilidades nessa lista?

O Amor Não é Suficiente Para um Casamento Saudável

Habilidades Emocionais e de Vida Necessárias Para um Casamento Saudável

  1. A capacidade de conhecer e nomear suas emoções a qualquer momento.
  2. A capacidade de comunicar suas emoções verbalmente e diretamente.
  3. A capacidade de gerenciar toda a gama de suas emoções sem agir de forma destrutiva em relação a si ou aos outros. (Atuar de forma destrutiva significa canalizar seus sentimentos internos para comportamentos que causam danos emocionais ou físicos a você ou a outros)
  4. Compreensão do que ajuda você a gerenciar emoções e disposição e capacidade de procurar esses apoios quando necessário.
  5. A capacidade de tolerar sentir uma falta de conexão com seu parceiro às vezes.
  6. A capacidade de desconectar-se de outras pessoas, tecnologia e outros tipos de estímulo e de ficar sozinho consigo mesmo.
  7. Uma consciência de suas necessidades físicas e uma vontade de fazer escolhas que otimizam sua saúde física.
  8. A capacidade de estar emocionalmente presente para um ente querido, mesmo quando você não consegue fazer nada para corrigir a dor ou o sofrimento dele.
  9. A capacidade de rir de si mesmo.
  10. A capacidade de ver como suas ações, mesmo quando bem-intencionadas, às vezes podem afetar negativamente os outros.
  11. Capacidade de pedir desculpas e assumir a responsabilidade pela maneira como suas ações afetam os outros.
  12. Capacidade de se comunicar verbalmente, direta, gentilmente e respeitosamente com os outros quando as ações deles o afetam negativamente.
  13. Capacidade de receber feedback crítico sem bloqueá-lo através de táticas defensivas, como negação, mudança de culpa, representação da vítima ou bullying.
  14. Capacidade de identificar o que você precisa ou deseja dos outros e comunicar isso verbal e diretamente.
  15. Capacidade de tolerar sentir-se desapontado pelos outros, sem agir de maneira destrutiva em relação a você ou aos outros.
  16. Capacidade de tolerar a experiência de desapontar os outros, sem agir de maneira destrutiva em relação a si ou aos outros.
  17. Capacidade de dar um passo atrás, obter perspectiva sobre qualquer situação e vê-la no contexto da grande imagem e complexa da vida.
  18. Capacidade de dar um passo atrás e ver toda a sua imagem ou de outra pessoa, em toda a sua complexidade, tons de cinza e partes aparentemente contraditórias.
  19. A capacidade de fazer com que outra pessoa veja todas as diferentes partes de você, mesmo aquelas que você não gosta ou detesta.
  20. A capacidade de tolerar às vezes de se sentir incompreendida ou incorretamente percebida pelos outros.
  21. Capacidade de permitir espaço para os pensamentos, ideias, percepções ou sentimentos de outra pessoa, mesmo que pareçam errados para você.
  22. Capacidade de pedir espaço para seus próprios pensamentos, ideias, percepções ou sentimentos, mesmo que possam causar conflitos ou perturbar outras pessoas.
  23. Uma aceitação de que existem prós e contras em qualquer escolha e que não há como evitar sacrifícios, compromissos e insatisfações.
  24. Capacidade de ir além de seus próprios pensamentos, ideias ou medos, e entender verdadeiramente como outra pessoa está se sentindo.
  25. Capacidade de mostrar verbal e diretamente que você entende como a outra pessoa está se sentindo.
  26. Uma competência básica para navegar no mundo profissional, social e praticamente.
  27. Capacidade de enfrentar o envelhecimento e a morte, e o envelhecimento e a morte de outras pessoas, sem agir de maneira destrutiva em relação a si ou aos outros.
  28. Capacidade de deixar de lado a dor do passado, perdoar a si mesmo ou aos outros e se concentrar novamente no momento presente.
  29. Um nível básico de competência para organizar sua vida diária e gerenciar o tempo.
  30. Capacidade de tolerar sentir-se entediado e insatisfeito.
  31. Capacidade de buscar e explorar maneiras de crescer, expandir e mudar.
  32. Capacidade de estabelecer limites e fronteiras com os outros e com o seu ambiente, a fim de cuidar de sua própria saúde emocional, mental e física.
  33. Capacidade de reconhecer as experiências de sentir-se impotente ou descontrolado e de tolerar esses sentimentos sem agir de maneira destrutiva sobre si mesmo ou sobre os outros.
  34. Capacidade de respeitar e aceitar os limites de outras pessoas, mesmo que eles perturbem você, sem agir de forma destrutiva em relação a si ou aos outros.
  35. Capacidade de tolerar a possibilidade de ser rejeitado ou abandonado por seus entes queridos sem tentar "fechar a porta de saída" por meio de comportamentos controladores, induzindo culpa ou ameaçando ser destrutivo para si ou para eles, se eles o deixarem.
  36. Capacidade de permanecer razoavelmente calmo durante discussões difíceis ou conflitos com outras pessoas.
  37. Capacidade de concordar em discordar, fazer concessões e criar soluções para conflitos.
Não se desespere se você não é bom em algumas dessas habilidades. Um casamento, alimentado pelo amor, tem uma excelente chance de ser saudável se você e seu cônjuge estiverem simplesmente comprometidos em trabalhar no desenvolvimento de competências nessas áreas. Ninguém nunca alcança o domínio perfeito neste reino. Todos nós avançamos o melhor que podemos.

Se você realmente quer um casamento saudável, no entanto, assuma a responsabilidade de avaliar o que você precisa trabalhar e obter o apoio necessário para melhorar suas habilidades.

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